quarta-feira, 31 de março de 2010

Gênesis


Tudo, absolutamente tudo, tem um início. Vejam as teorias criacionistas por exemplo. Mesmo diferindo todas apontam um COMEÇO (de certa forma). Na crença judaico-cristã, Deus criou o céu, os mares, a terra, as plantas, os animais, os peixes, os pássaros e etc. E quando não tinha mais o que criar, criou os seres humanos e, os criou, à Sua imagem. (será?)

Bom, não existem provas cabais sobre qualquer tipo de Origem criacionista, seja ela: judaico-cristã, budista, satanista, nórdica e etc. O que existem, são apenas teorias, algumas com certo fundamento, outras não. Agarrando-se a esse subjetivismo e ampliando-se um pouco a forma arcaica de pensar, a realidade talvez não é o que pensamos, pode ir muito além disso. Ora, não podemos descartar até mesmo, a hipótese dos deuses do Olimpo existirem, eles são tão reais (ou imaginários) quanto Alá. Mas é ai que entra a tal da Fé - ela faz com que acreditemos em algo abstrato e em coisas impossíveis, pelo menos a nós, humanos.

Então, esse é o primeiro texto que estarei postando no meu blog, o fiz de forma breve, falei um pouco sobre a Origem. Entretanto, mais adiante, estarei expondo mais ideias sobre Deus, deuses e Realidade, e também sobre as questões culturais de tais divinidades entre várias nações e etnias, de acordo com meu conhecimento sobre o assunto.

Obrigado.

3 comentários:

  1. O politeismo é muito perigoso pra nossa fé catolica, por isso cuidado com essa mistura de deuses, somos humanos propensos a duvidar, mas um dia me decidir ñ duvidar mais e foi muito bom pra mim, por isso parafraseando paulo eudigo: "eu sei em pus a minha confiança.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo, é certo que devemos crer em algo, por isso falei sobre a questão da Fé. Mas acreditar e confiar em algo, não quer dizer, necessariamente que ele exista. Por isso, não se pode eliminar outras hipóteses, de outros povos, pois também são pessoas que crêem e confiam nelas. Dai, já atrai a questão do etnocentrismo. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Teorias, sempre serão questionadas,diferente dos fatos que provam e concluem qualquer tipo de analise de ambos os lados sendo essa, religiosa ou ciêtifica.

    Teorias religiosas são indefiníveis e ifindáveis.
    Porem a lógica da ciêcia se atribui a analise dos fatos e teorias possivelmente concluídas com uma probabilidade maior de sanidade. ¬¬

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.